Sobre

O Centro de Estudos e documentação José Mário Branco – Música E Liberdade (CEDJMB), sediado no Colégio Almada Negreiros da Universidade Nova de Lisboa, foi criado em 2021 na sequência do depósito do acervo documental do músico José Mário Branco (1942-2019) nesta Instituição de Ensino.

Resultante de uma parceria entre dois institutos de investigação na área das Ciências Musicais – o INET-md e o CESEM -, o Centro assume como objectivos centrais a preservação, inventariação e estudo do património documental de José Mário Branco, assim como a localização de materiais diversos relacionados com as suas múltiplas actividades.

Para efeitos de inventariação e disponibilização pública do acervo documental, os investigadores do Centro JMB recorrem à plataforma de descrição arquivística AtoM, integralmente voltada para a disponibilização online de conteúdos e baseada em normas do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). Nesta plataforma, pretende-se espelhar a organização física dos materiais depositados, tendo sido mantida – dentro do possível – a organização original da documentação. Foram também identificados outros materiais provindos ou localizados noutras instituições ou colecções pessoais relacionados com o percurso artístico e pessoal de José Mário Branco, resultado do trabalho de investigação dos curadores responsáveis pelo CEDJMB.

A Equipa

Responsáveis Técnicos CEDJMB

Hugo Castro

Curador, INET-md

Patrícia Lopes

CESEM

Ricardo Andrade

Curador, INET-md

Conselho científico CEDJMB

Salwa Castelo-Branco

Presidente

Manuel Pedro Ferreira

Representante do CESEM

Manuel Deniz Silva

Representante do INET-md

António Branco

Curador, Representante da família JMB

Luís Trindade

Representante do IHC